Comércio da Capital abre as portas no feriado do Dia do Trabalhador

30/04/2021 07h05
Categoria: Negócios

Assessoria

Acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande (Sindivarejo CG) e o Sindicato dos Empregados no Comércio vai permitir, de forma excepcional, a abertura das lojas da Capital amanhã, no feriado nacional do Dia do Trabalhador.

“Tradicionalmente, o acordo coletivo da categoria prevê o fechamento do comércio nessa data, mas em razão das restrições de abertura das lojas nos meses de março e abril, por conta da pandemia, acordamos que o funcionamento do comércio no dia 1º de Maio seria viável, na tentativa de amenizar as perdas do período, o que acaba beneficiando a todos”, explica o gerente de relações sindicais da Fecomércio MS, Fernando Camilo.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Carlos Sérgio Santos, o acordo para abertura do comércio no dia 1° primeiro de maio atende um pedido excepcional feito pelo Sindivarejo CG, em entendimento de que os empresários estão passando por grande dificuldade durante os fechamento, devido à pandemia e, por outro, lado garantindo uma renda a mais para o trabalhador.

Para os empresários que tiverem o interesse em abrir seu comércio, é preciso informar, em até um dia antes, a escala de trabalho ao sindicato laboral, por escrito e com protocolo, além de pagamento de R$ 15,00 por empregado. Para o dia trabalhado, o empregado fará jus ainda a uma folga compensatória, a ser concedida preferencialmente na semana seguinte e no intervalo máximo de 15 dias.

Já os empregados terão direito a uma indenização no valor de R$ 90,00, que será paga até o final do expediente, além da remuneração de eventuais despesas com refeição. O horário de trabalho segue o estabelecido pelo plano de prevenção da epidemia, com intervalo mínimo intrajornada de uma hora.

COMENTÁRIO(S)