Dom Bosco oferece desconto através de convênios com várias instituições

01/02/2021 14h32
Categoria: Gerais

Jakson Pereira

Uma das melhores escolas de Campo Grande, o Colégio Salesiano Dom Bosco ainda está com matrículas abertas e tem convênios de descontos com diversas empresas e instituições. Com mais de nove décadas de história, o Dom Bosco já formou alguns dos melhores profissionais do Estado e oferece turnos da educação infantil ao ensino médio.

Algumas das empresas conveniadas são: Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, UFMS, CAAMS, Sicredi, Banco do Brasil, Instituto Federal, Tribunal de Justiça, Detran MS, SINPOF, SINPRFMS, AFATREMS, AMMS, entre outros que podem ser conhecidos em contato direto com a escola.

SERVIÇO – Informações adicionais estão disponíveis através dos canais de atendimento da Unidade, pelos telefones (67) 99906 – 1832 e (67) 3312-3200.

Um pouco de muita história

Fundado em 1930, o ‘Salesiano Dom Bosco’ tem contribuído a construir a história de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul. Logo nas primeiras décadas, consolidou-se como polo educacional de referência, sendo o berço de importantes obras salesianas, como o Museu das Culturas Dom Bosco, na década de 1950, e a Faculdade Dom Aquino de Filosofia, Ciências e Letras em 1962, transformada em UCDB – Universidade Católica Dom Bosco, em 1993.

A expansão do Colégio continuou na década de 1980, destacando-se a construção do complexo esportivo Dom Bosco em 1983: ampliado em 1991, tornou-se o maior centro poliesportivo educacional do Estado.

Seguindo o espírito do Santo dos Jovens, os salesianos que estiveram e estão à frente da escola consolidaram-na como “casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, pátio para se encontrar como amigos e viver com alegria”.

Casa que acolhe e pátio que favorece a convivência

O projeto arquitetônico aprimorado desde a década de 1930 é composto de ambientes amplos que favorecem o encontro e as atividades da escola. A Capela ocupa a parte central do pátio, sendo frequentada diariamente por alunos, colaboradores e visitantes. A quadra coberta e as demais quadras do pátio interno são um convite à recreação e a atividades lúdicas. As atividades esportivas e culturais, tão caras para Dom Bosco, são cultivadas em todos os níveis de ensino.

“Nunca fui tão bem acolhida num ambiente de trabalho como nesta casa salesiana. Percebe-se que os alunos também são acolhidos de maneira muito especial, portanto o ensino-aprendizagem e a relação professor/aluno são bem diferentes das demais escolas. Um educador salesiano, além de transmitir conhecimentos às crianças e aos jovens, está sempre presente no cotidiano deles de forma significativa, ensinando-lhes valores essenciais à vida”, afirma Mônica Figueiredo F. Brites, professora de Língua Portuguesa, há 25 anos no colégio.

Esse clima acolhedor é percebido também pelos alunos, como relata Milena Pereira Gonçalves, estudante da 3ª série do Ensino Médio: “Eu vim de uma realidade completamente diferente, de uma escola pequena; e quando decidi estudar no Colégio Dom Bosco imaginei que não me adaptaria. Felizmente, foi o contrário. A escola oferece muitas oportunidades de estudo, palestras e ambientes compartilhados, algo que não fazia parte do meu dia a dia; e fez com que eu me encantasse”.

Escola que encaminha para a vida

“O diferencial de uma escola salesiana está na maneira como tudo é realizado: através de muita alegria, amor, carinho e diálogo. Outro diferencial é a Pedagogia Salesiana, conhecida como Sistema Preventivo, composto por três pilares essenciais: amor (“amorevollezza”), razão e religião. Como educadora, vejo esse Sistema Preventivo muito presente em nosso relacionamento com os jovens atualmente. Através dessa prática pedagógica, garantimos-lhes uma educação integral e, segundo a grande meta de Dom Bosco, formamos ‘bons cristãos e honestos cidadãos’”, completa a professora Mônica Brites.

O Colégio Dom Bosco é reconhecido por diferenciais desde a Educação Infantil, trabalhando com crianças a partir de 1 ano e 4 meses. As estruturas são totalmente adaptadas à faixa etária e o material Girolhar da Edebê abre múltiplas possibilidades para o trabalho pedagógico com os pequenos.

No Fundamental, o ensino bilíngue, implantado em 2019 em parceria com a International School, possibilita o efetivo aprendizado da Língua Inglesa e a ampliação dos horizontes dos alunos. A jornada educativa também é marcada pelo acesso às novas tecnologias, com a Robótica Educacional, que não só facilita a compreensão de conteúdos, como desenvolve habilidades essenciais para o futuro dos alunos.

No Ensino Médio e Cursinho Pré-Vestibular, as atividades pedagógicas acontecem em período integral, com aulas interativas e laboratórios preparados para complementar o processo de ensino-aprendizagem. O Colégio possui uma estrutura sólida de preparação para as olimpíadas do conhecimento, programas de avaliação seriada das universidades, Enem e Vestibulares, além de parcerias com a UCDB, com destaque para o projeto de Iniciação Científica Júnior, que viabiliza a inserção real no mundo da pesquisa para alunos do 9º ano Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Diariamente, a Pastoral envolve os alunos em acolhidas, celebrações e encontros para os vários níveis de ensino (Sementinha, Crescer e Crer, Vinde e Vede, e Jornadas, entre outros). Está sempre presente nos grandes eventos da escola, promovendo festivais, manhãs e tardes de formação, e palestras educativas. A Pastoral contribui decisivamente para a formação integral e a transmissão de valores, que concretizam e sublimam os pilares fundamentais do Sistema Preventivo Salesiano.

COMENTÁRIO(S)