Em tempos de quarentena, aproveitamento integral de alimentos é essencial

07/04/2020 07h50
Categoria: Gastronomia

Redação

Em tempos de quarentena, para prevenção do Coronavírus (COVID-19), redução das idas aos supermercados e melhor aproveitamento dos alimentos, o desperdício é uma palavra que não pode estar à mesa. Por isso, o Sesc Saúde preparou algumas orientações para a população utilizar ao máximo os produtos, mesmo algumas partes que costumeiramente são descartadas. De acordo com estudo realizado ano passado pela Embrapa com apoio da Fundação Getúlio Vargas, o brasileiro descarta mais de 40Kg de comida no lixo por ano e a proposta do programa de desperdício zero do Sesc é contribuir para reverter este quadro.

Neste sentido, Mariana Ribeiro, assessora Técnica do Sesc Saúde, dá algumas dicas que partem de um planejamento semanal do cardápio, listando os alimentos necessário para as refeições nesse período e desconsiderando o que já tem em casa. Dar preferência aos hortifrútis da época e aproveitar as sobras de uma refeição, transformando em outra receita para a próxima refeição é outra recomendação, assim como evitar de ir ao supermercado quando estiver com fome, pode te induzir a comprar mais alimentos do que precisa.

“Consumir, além das folhas, os talos de couve, beterraba, brócolis e salsa; são fontes de fibras e outros nutrientes, e podem ser utilizados em patés, refogados, recheios, farofas, sopas e sucos. A água do cozimento de vegetais pode ser usada para enriquecer arroz, feijão, molhos, purês e sopas; possuem grande concentração de vitaminas hidrossolúveis”, explica.

Batata, cabotiã, batata doce, são vegetais cujas cascas podem ser consumidas, desde que higienizadas corretamente. Da mesma forma, a casca do abacaxi pode ser usada para o preparo de suco ou chá. Já o bagaço gerado do suco das frutas (que sobra na peneira) pode ser utilizado para a produção de geleias.

“As partes brancas – entrecasca – da mandioca, da melancia e do melão são fontes de potássio e podem ser transformadas em doces e recheios salgados. A casca da banana possui alto teor de minerais além de ser um ingrediente muito versátil; pode ser utilizada na produção de doces, bolos, pães e receitas salgadas”, acrescenta Mariana.

Confira algumas receitas fáceis e rápidas para reaproveitamento dos alimentos

Serviço – Saiba mais sobre o Sesc Saúde no sesc.ms

COMENTÁRIO(S)