Campanha arrecada livros para projetos de leitura ligados a Gibiteca

30/04/2021 07h00
Categoria: Cultura

Jakson Pereira

“Livro parado não conta história!”. O vereador Ronilço Guerreiro tem um trabalho de mais de duas décadas no incentivo à leitura, principalmente com a Gibiteca Mais Cultura que gerou muitos outros projetos, como Biblioteca nos Terminais, Gibicicleta, Vanteca, Livros Carentes, entre outros. Porém, para os projetos seguirem atingindo o maior número de pessoas, é necessário que as pessoas doem livros.

Semanalmente são mais de 2.500 livros distribuídos nos terminais e também “esquecidos” nos carros pelo vereador. “Nossos projetos seguem caminhando, mesmo com toda dificuldade que temos enfrentado com a Pandemia. Nossa equipe segue abastecendo os terminais e eu, todos os finais de semana, saio pelo Mercadão deixando livros nos carros. Sempre digo que não é que as pessoas não gostam de ler, sim os livros que não chegam até elas e esse é o meu desafio, aproximar os livros das pessoas”, comentou Guerreiro.

Os projetos de Guerreiro funcionam com doação e, por isso, o vereador pede para que as pessoas não deixem os livros guardados em casa. “Se você gostou de um livro, não guarde, compartilhe. Vamos fazer com que as pessoas possam viajar nos livros e só podemos manter nosso trabalho com ajuda, então se tiver livros em casa, deixe nos terminais, leve na Gibiteca ou nos chame que buscamos”, disse.

Outros projetos que já estão prontos são Freguesia do Livro e Agentes Comunitários de Leitura. “Cada vez precisamos de mais livros, pois nosso projeto principal é fazer de Campo Grande uma cidade de leitores. Esses dois novos projetos visam reforçar a democratização do livro e levar literatura para os bairros, feiras e toda doação será bem-vinda”, ressaltou o vereador.

SEJA UM PADRINHO

Além de receber doação de livros, a Gibiteca também precisa de outras doações, por isso lançou o projeto “Seja um padrinho”. “Para fazer esses projetos andar precisamos de padrinhos para nos ajudar com doação de computadores, ar condicionado e manutenção, sinalização, material de produção e de escritório, que são gastos do dia a dia e que não consigo manter sozinho”, comentou Ronilço Guerreiro.

Faça uma doação e nos ajude a manter os nossos projetos de incentivo à leitura em Campo Grande. Juntos estamos fazendo de Campo Grande uma cidade de leitores.

Sociedade Comunitária Gibiteca – Chave PIX: CNPJ – 05.100.635.0001/84

COMENTÁRIO(S)