O que faz um consultor de alimentos?

12/05/2020 08h45
Categoria: Saúde e Qualidade Alimentar

Gláucia Batista

Para começar devemos saber que existem várias áreas de atuação do nutricionista. Embora muitas pessoas tende a acreditar que o nutricionista atua apenas na área clínica ou hospitalar, existe uma área bem ampla e pouco explorada que se denomina UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição), sendo esta área a responsável pela atuação do nutricionista em controle e qualidade de alimentos de acordo com normas e leis vigentes da vigilância sanitária e demais órgãos competentes junto aos estabelecimentos alimentícios de todos os tipos.

Muitos proprietários do ramo de alimentação querem se adequar, porém não conhecem esse papel tão importante do nutricionista antes de abrir seu negócio ou até mesmo depois em funcionamento. O que acaba resultando em prejuízos enormes.

Á frente das fiscalizações está o consumidor final. Sendo cada dia mais exigente, e preocupado com o que e qual tipo de alimento está consumindo.

Já sabemos que o mundo não será mais o mesmo após o COVID 19, inclusive a forma de se alimentar, a sanidade de alimentos será a grande preocupação.

O consultor de alimentos, adequa o estabelecimento às exigências das leis, deixando-o conforme com todos os procedimentos e documentações obrigatórias, evitando multas, interdições ou até o fechamento do comércio.

Mas além da documentação, um dos principais focos da consultoria alimentar é garantir a credibilidade perante os consumidores. Como isso é possível? É simples!

Uma vez que o todas as normas estejam implantadas, o comércio de alimentos garante que sua produção esteja sendo realizada com alimentos seguros, evitando surtos alimentares, ou DTA’S (Doenças Transmitidas por Alimentos), que podem trazer grandes prejuízos para a saúde dos colaboradores bem como para a saúde dos consumidores, mantendo a reputação de um local seguro em relação aos serviços alimentares.

Outro ponto importante da consultoria alimentar é a padronização dos processos, como por exemplo, elaboração de cardápios, fichas técnicas, cálculo de rótulos e demais atividades que auxiliam na redução de custos, desperdícios de tempo e matéria prima, evitando prejuízos.

Além de outros serviços como cursos, treinamentos e auditorias constantes, trazendo inúmeros benefícios, ajudando a empresa a solidificar no mercado. A consultoria quando bem aplicada, não se torna um gasto e sim um investimento, por isso a importância de se procurar profissionais devidamente capacitados para executar tal função.

Gláucia Batista - Nutricionista especialista em Vigilância Sanitária e Controle e Qualidade de Alimentos - CRN 3 - 29670

COMENTÁRIO(S)