É primavera: Aposte nos alimentos da época

22/09/2020 12h40
Categoria: Saúde e Qualidade Alimentar

Gláucia Batista

A primavera chegou, a estação das flores, considerada por muitos a época mais bonita do ano responsável por florescer muitas espécies de plantas enchendo de cores as paisagens das ruas, dos campos e parques, traz consigo diversos alimentos tidos como alimentos da época.

E com ela vem o desejo também de recuperar os quilinhos a mais ganhados no inverno, para se parar para o verão. Ela dá início entre os dias 22 e 23 de setembro indo até 23 de dezembro.

A crise que estamos passando em vários setores alimentícios, fez com que os preços disparassem nas prateleiras dos mercados, mas podemos contar agora com esse poderoso segredinho da alimentação, a busca por alimentos da época, que farão com que alimentos específicos diminuam os preços e teremos mais nutrientes e sabores nos hortifrutis, por isso nada mais justo do que conhecer e aproveitar dessas frutas e legumes.

A tecnologia proporciona o consumo de diversos alimentos o ano todo, mas os alimentos da estação são mais saborosos, as frutas por exemplo tendem a ficarem mais azedas ou “aguadas” quando não estão na época de sua colheita, além de serem menos nutritivas, isso acontece porque alguns alimentos tem seu amadurecimento forçado, mesmo com tanta tecnologia, muitas vezes não é possível se igualar ao processo natural.

Além de sentir a diferença nos sabores, você sentirá no bolso, um grande fator que favorece a diminuição dos preços das hortaliças é a facilidade de produzir determinada espécie na estação, fazendo com que aumente o cultivo, principalmente local, custeando o frete e o preço final, além de haver mais oferta daquele vegetal no mercado, mesmo vindo de outras regiões.

Neste período é indicado alimentos de fácil digestão, as temperaturas irão subir e nosso organismo precisará de menos calorias para manter a temperatura corporal equilibrada, por isso sua alimentação deve te proporcionar energia na medida certa e mais vitalidade.

Quem são esses alimentos então? Separe papel e caneta e já deixe tudo anotado para sua próxima compra: os brotos são alimentos cheios de vida e com grande potencial para o seu crescimento, como o broto de feijão, broto de alfafa e broto de beterraba.

As frutas ficam por conta do abacaxi pérola, acerola, banana-nanica e prata, caju, jabuticaba, kiwi, laranja lima, pera, maçã fugi e gala, mamão formosa, mamão havaí, manga, maracujá, melão, mexerica, morango, nêspera, pêssego e tangerina.

Já os legumes da estação são a abóbora, abóbora japonesa, abobrinha brasileira, alcachofra, batata-doce, beterraba, cará, ervilha torta e comum, fava, inhame e pimentão amarelo.

E por fim, nossa lista de verduras que inclui o almeirão, aspargos, brócolis, chicória, couve, couve-flor, endívias, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda, nabo e rabanete.

Aposte também em chás gelados como de hortelã, capim-limão, cidreira, folha de laranjeira. Dente de leão, boldo ou carqueja são ótimos para desintoxicar o fígado.

Uma grande sensação da estação que poderá ser inclusa no seu cardápio e darão um charme todo especial é a inclusão das flores comestíveis, que além do seu colorido, são cheias de minerais, vitaminas e pouquíssimas calorias, elas podem ser usadas também para aromatizar azeites e vinagres, dando um sabor super especial.

O que evitar? Evite alimentos gordurosos, café, excesso de álcool, e uma alimentação desequilibrada, isso poderá sobrecarregar seu fígado. Uma estação colorida, merece um prato colorido!

Gláucia Batista - Nutricionista especialista em Vigilância Sanitária e Controle e Qualidade de Alimentos - CRN 3 - 29670

COMENTÁRIO(S)