Quantas pessoas morreram por falta de futebol nesta quarentena?

06/05/2020 08h01
Categoria: Futebol, Samba e cia

Jakson Pereira

Jakson Pereira

Nos últimos dois meses tivemos mais mortes pelo Coronavírus ou pela ansiedade por falta de futebol ou esporte em geral?

Observando as discussões sobre a volta ou não do futebol nacional, sobretudo com os estaduais, começo a pensar até onde vai o egoísmo do ser humano. Num momento onde discutir a vida é mais importante, algumas áreas começam a olhar apenas para o próprio umbigo. Essa semana o Internacional de Porto Alegre foi o primeiro a dar as caras e retomou os treinamentos.

Se quem tem bom senso coloca o foco na saúde, preservar pessoas e evitar aglomeração, o que pensar de quem defende o retorno do futebol? Será que ter 22 jogadores em campo sem contar os reservas e comissão técnica, mais trio de arbitragem com assistentes externos e cobertura de imprensa não é aglomeração?

Por hora destaco dois dirigentes de clubes que se colocaram firmemente contra a volta do esporte enquanto se tem crescimento acentuado dos casos e mortes pelo vírus: Botafogo e Palmeiras.

No Bota, o Carlos Montenegro nem de perto é um cara admirável, mas tem sido extremamente feliz em seus posicionamentos, numa cidade como o Rio de Janeiro, onde o colapso da saúde já chegou faz tempo. Futebol, só com segurança e num futuro longe, tem dito o dirigente.

Pelo lado do Palmeiras as férias terminaram no fim de semana, uma série de atividades foram passadas aos jogadores para manter a forma, mas o clube rechaça qualquer chance de retornar de imediato, a não ser que tenhamos todas as condições, e claro que não temos.

Se na Europa, que tem grande estrutura (física e financeira), os campeonatos estão sendo encerrados como na França, ou ainda paralisados como Inglaterra, Itália, Alemanha e Espanha, o que nos leva a crer que o Brasil poderia retomar as partidas? Ainda mais com os estaduais, que vamos lá, não vale nada. Vamos aguardar que o vírus do bom senso possa se espalhar e pegar essas pessoas que vivem olhando apenas para o seu lado.

Também estou com saudade de ver um joguinho na TV, mas é preciso ser com segurança e consciência. Consigo esperar mais um pouco, e vc?

COMENTÁRIO(S)