Sabe quais são os seus valores?

08/06/2020 09h12
Categoria: Estilo de Vida

Roberta Herrero

O dicionário define a palavra valor como: Reunião das normas, preceitos morais e/ou regras sociais, que são passadas de uma pessoa, sociedade, grupo ou cultura para outra(s).

Então podemos dizer que os valores governam nossas decisões mesmo que a gente não saiba e é nos momentos de decisões que nosso destino é traçado. Você sabia disso?

Pois é, quando descobrimos nossos valores passamos a respeitar até mesmo nosso próximo. Sabe que determinado assunto não é tão importante para ele quanto para você.

Um exemplo simples é sobre a honestidade, para você pode ser desonesto comprar um CD pirata, porem para outra pessoa pode ser normal. Cada um tem seu critério de importância e ordem hierárquicas de valores.

Muitas vezes o que fazemos no nosso dia a dia está ligado aos nossos valores e acaba afetando diretamente seu próximo, na sua casa, no seu trabalho, até mesmo no seu casamento. Tanto para o lado bom como para o mau.

Ruim é quando você se desgasta querendo provar pra uma pessoa que ela está errada, sendo que no fundo, na visão e nos valores dela, ela está certo. E aí que entra, quando você começa a identificar os valores da outra pessoa entende que não existe o certo e o errado, existe.

Para o certo e o errado existem valores diferentes e a aceitação e a paz começam a reinar. Faça esse exercício para conhecer mais sobre os seus valores.

Roberta Herrero - Graduada em Direito, empresária, consultora de marketing e coach.

COMENTÁRIO(S)